Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Primeira Postagem

Olá prezados amigos amantes de cervejas especiais! Estou iniciando este blog com o objetivo de postar algumas matérias e comentários a respeito de cervejas, preferencialmente de cervejas especiais. De início devo me apresentar, meu nome é Lucas, sou advogado, morador da cidade de Getúlio Vargas/RS (cidade origem da cerveja Serramalte, embora dita cervejaria esteja fechada), sou, ainda, um apreciador (amador) de cervejas.
Como dito não sou especialista em cervejas, nem mestre cervejeiro, sou apenas um consumidor exigente que estava cansado de beber cervejas comuns e de larga escala de produção que se encontram em nosso comércio.
O objetivo deste blog é relatar notícias sobre cervejas especiais, falar sobre algumas cervejas diferenciadas que já experimentei, bem como postar fotos das cervejas já degustadas e das que virão a ser.

Eu gosto de diferenciar as expressões cervejas especiais de cervejas artesanais e de cervejas caseiras (homebrew). Não sei se faço dita diferenciação de forma correta, porém nas postagens que virão será utilizada a expressão cervejas especiais para aquelas produzidas de forma diferenciada e destinada a um público apreciador, ao contrário das cervejas produzidas para o consumo em grande escala. Podendo ser produzida por grandes, médias, pequenas e micro cervejarias, bem como por mosteiros e até mesmo produzidas em casa. Assim, as cervejas especiais são o gênero na qual pode-se englobar as cervejas artesanais e as caseiras.
Já as cervejas artesanais, dentro dos meus conceitos, são aquelas produzidas por pequenas e micro cervejarias, por PUB(s), ou por aquelas empresas de caráter familiar, onde a receita da cerveja é passada de pai para filho e a família começa a produzir e vender em pequena escala. Por serem cervejas artesanais não deixam de ser especiais.
As cervejas caseiras, com o próprio nome sugere, são fabricadas em casa, seja por amadores ou mestres cervejeiros, porém são aquelas destinadas para um pequeníssimo grupo de consumidores, geralmente os familiares e amigos do produtor, logo, não possuem caráter comercial, ou seja, não são feitas para serem vendidas. Nos países de língua inglesa o ato de produzir cerveja caseira recebe o nome de homebrew.  

Ahhh.... Estou me preparando (e convencendo a esposa) para iniciar minha própria produção de cerveja caseira. Estou lendo várias matérias sobre homebrew....... aos poucos vou postá-las aqui no blog, bem como indicar outros blogs e páginas na internet acerca do assunto.

15 comentários:

  1. hic, hic ,hic ,Parabéns Amigo Lucas , sucesso hic , no blog , hic , ...hic...

    ResponderExcluir
  2. Grande Lucas!!!

    parabéns cara, belo blog...
    Em que venham então essas CERVEJAS ESPECIAIS!!!

    Abração
    Mario Cardoso

    ResponderExcluir
  3. Poxa Luketa... show de bola este teu blog... vamos ficar atentos as novidades das cevas.
    Parabéns

    Adicarlo

    ResponderExcluir
  4. Fala Lucas, parabéns pelo seu site! Vamos manter contato e trocar informações, posso te dar umas dicas de equipamentos para você comprar e assim fazer as suas próprias cervejas! Parabéns pela iniciativa!

    Grande abraço!

    Daniel Rocha

    www.cervejeirosamadores.com.br

    ResponderExcluir
  5. E aí Pipo... ainda este final de semana quero começar a postar.

    Abraços Lucas

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Daniel. Vamos manter contado sim. Estou ansioso para iniciar as postagens. Obrigado pela ajuda. Abraços Lucas.

    ResponderExcluir
  7. Confrade Lucas parabéns pela iniciativa de divulgar cervejas especiais, bem vindo a luta...
    com certeza pode contar com minha ajuda....
    ja sou seguidor do seu blog.....

    http://grandecervejeiro.blogspot.com/

    Prosit !!!!

    ResponderExcluir
  8. Fala Lucas! Precisando de qualquer coisa é só falar!!

    Até mais! Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Lucas,

    Boa sorte nesta nova empreitada!! Vida longa ao Cervejas Especiais!!
    E espero que o desejo de se tornar cervejeiro artesanal se concretize em breve!!

    Abraço,

    Jean Claudi.

    ResponderExcluir
  10. Lucas parabéns pelo blog, quando começar a produzir dá um alô!!

    ResponderExcluir
  11. Prezado amigo GRANDE CERVEJEIRO obrigado por prestigiar meu blog. Assim que precisar de uma ajuda entrarei em contato. Sucessos.

    Lucas.

    ResponderExcluir
  12. Amigo Claudio (Cerveja Castrum) obrigado pelo comentário e certamente precisarei de ajuda e buscarei com o confrade.

    Abraços.

    Lucas

    ResponderExcluir
  13. Caro Jean.

    Vida longa as cervejas de verdade. Estou me dedicando muito no intuito de iniciar a produção de cerveja artesanal (leia-se tentando convencer a esposa que não vai dar bagunça hehehe).

    Abraços.

    Lucas

    ResponderExcluir
  14. Prezado Fabricio (FKlotz).

    Assim que iniciar a produção caseira comunicarei os amigos e incentivadores.

    Abraços e boa produção

    Lucas

    ResponderExcluir