Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

10 - Novidade no Mundo Cervejeiro

Ocorreu, em São Paulo, nos dias 05 a 07 de julho deste ano o Brasil Brau, encontro de negócios do setor cervejeiro, na verdade é a maior feira nacional da indústria produtora de cervejas.

Dita feira foi aberta ao público e contou com a participação de várias cervejarias artesanais, servindo como um grande palco expositor das novidades que vem surgindo no mundo das cervejas especiais.

Foto retirada do blog Allbeers
No setor de cervejas especiais a grande estrela do evento foi sem sombra de dúvidas o lançamento da Cerveja Colorado Grão-Pará, que leva castanhas do Pará em sua receita. Com certeza será uma cerveja de sucesso da família Colorado, microcervejaria nacional respeitadíssima pela qualidade de seus produtos e espírito inovador no lançamento de suas maravilhosas cervejas.

Segundo Maurício Beltramelli (mestre em estilos de cerveja e fundador do site Brejas) a Colorado Grão-Pará é uma cerveja “no estilo American Brown Ale, tem coloração preta bastante turva, com creme bege consistente e de boa retenção. Seus aromas possuem intensas notas de chocolate amargo, café e torrefação. Já no nariz a potência alcoólica (8% ABV) pode ser sentida. Na boca, as percepções aromáticas se reproduzem, deixando a sugestão da castanha-do-pará em segundo plano, no retronasal”. Como fã número um das cervejas Colorado estou ansioso para que a Grão-Pará seja disponibilizada logo no comércio.

Outras novidades trazidas no Brasil Brau, segundo informações retiradas do blog Super de Ana Carolina Prado, foram:

Cerveja de doce de leite: a Cerevisiae Lundii, do mineiro Humberto Ribeiro Mendes da Cervejaria Jambreiro, de Nova Lima (MG). A cerveja, que ainda não está a venda tem 10% de álcool, e deverá custar cerca de R$ 40,00.

Cerveja de Tabaco Mineiro: isso mesmo.... cerveja de fumo de rolo... uai. Produção da Cervejaria Grimor (do casal Paulo Patrus e Gabriela Montandon,) de Belo Horizonte.

Cerveja que regula o intestino: criada por Amanda Reitenbach, de Florianópolis, que é mestre cervejeira e tem doutorado em fermentação e engenharia metabólica pela UFSC. É uma cerveja probiótica (com microorganismos vivos que fazem bem à saúde) e está sendo desenvolvida em parceria com a Heineken. Segundo Amanda “Depois de três anos pesquisando leveduras, cheguei a essa que resiste à acidez no estômago e aos sais biliares e consegue regular o funcionamento do intestino, aumentar a absorção do colesterol bom e deixar o organismo mais resistente”. A cerveja resultante tem uma turvação parecida com a da Pilsen artesanal e deve chegar ao mercado em menos de um ano (Super).

Bem caros amigos, está postagem demonstra um pouco da diversidade de tipos de cerveja e de ingredientes usados na sua produção. Não tem como não ficar fascinado com as cervejas especiais.


Fontes de Pesquisa:

Site Allbeers: http://www.allbeers.com.br



Site Cervejaria Grimor: http://www.grimor.com.br/

Site Cervejaria Jambreiro: http://www.cervejariajambreiro.com.br/


Buenas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário