Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

11 - COLORADO CAUIM


Estimados leitores.... vamos começar a brincadeira... agora sim vamos falar das Cervejas Especiais que tive a oportunidade de experimentar.

Conforme já deixei claro em postagens anteriores sou fã da Cervejaria Colorado (além do mais com um nome desses só podia sair coisa boa.... para quem não entendeu vou deixar claro... sou Colorado.... torcedor do Internacional).

Mas voltando ao que interessa, a Cervejaria Colorado é de Ribeirão Preto/SP e destaca-se na produção de Cervejas Especiais tanto nas terras tupiniquins quanto no exterior.

Hoje falaremos da primeira cerveja que experimentei desta cervejaria a COLORADO CAUIM

Cerveja: COLORADO CAUIM
Cervejaria: Colorado
Estilo: Pilsen
Teor Alcoólico: 4,5%
Local de origem: Ribeirão Preto/SP, Brasil.
Degustada: 12/03/2011

Esta é a famosa cerveja de MANDIOCA da Colorado (isso mesmo leitores.... em sua composição além do malte, lúpulo e fermento, adiciona-se fécula de mandioca). A Cervejaria Colorado é famosa em adicionar produtos genuinamente nacionais em suas cervejas, criando um terroir brasileiro.

Muito se fala em terroir do vinho que se traduz nas características específicas que uma determinada região (localidade) confere aos ingredientes que são adicionados a bebida. Segundo José Raimundo Padilha (sommelier de cervejas) o terroir da cerveja é a “alma do cervejeiro”, ou seja, o toque que o mesmo dá a bebida e a Colorado é expert nesse assunto.  

A Colorado Cauim é uma cerveja do estilo Pilsen, portanto de baixa fermentação (lager), com sabor leve e suave (leve toque adocicado, mas leve mesmo), com formação de espuma clara e duradoura. Com coloração amarela, puxando para o dourado. Com carbonatação média.

É uma cerveja bem refrescante, com o sabor bem equilibrado entre o malte e o lúpulo, com suaves toques de notas florais no retrogosto.

Copo Lager
É uma ótima cerveja para ser apreciada por quem está começando a descobrir o mundo das cervejas especiais, pois não gera uma mudança radical em relação ao tipo de cerveja que o brasileiro está acostumado beber. O que não que dizer que a Cauim é igual as cervejas vendidas em grande escala no Brasil.... de maneira alguma.... não há comparação entre elas, sendo a Cauim disparadamente de maior qualidade e melhor sabor. Porém, é uma mudança de paladar menos acentuada.

Preferencialmente deve ser servida em copos do estilo lager (o utilizado na degustação), pilsener, ou o caldereta (copo que a própria Colorado comercializa).  

Copo Caldereta
Foto: Facebook Cervejaria Colorado
Copo Pilsener
Foto: Brejas
O nome Cauim deriva do Tupinambá e era uma bebida alcoólica feita de raízes de mandioca.
  
A Colorado Cauim foi eleita pelo Caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, como a segunda melhor cerveja Pilsen do país, em maio de 2008.


  



Fontes de pesquisa:

MORADO, Ronaldo. Larousse da Cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.



Experimentem.

Um comentário:

  1. Por ser uma pilsen, é boa!
    Mas depois que se descobre a Appia, não dá pra escolher mais essa da Colorado! hehe

    Abs!

    ResponderExcluir