Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

12 - STEEN BRUGGE BLOND


Leitores do blog Cervejas Especiais hoje chegou a vez das importadas.



Cerveja: STEEN BRUGGE BLOND
Cervejaria: Brouwerij Palm
Estilo: Belgian Blond Ale
Teor Alcoólico: 6,5%
Local de origem: Bélgica
Degustada: 13/05/2011
  
Caros amigos leitores a Steen Brugge Blond é uma cerveja blond ale de abadia fabricada na Bélgica. Como dito é uma cerveja de fermentação alta (ale) e possui uma segunda fermentação na garrafa, onde na hora do envase é adicionado uma pequena quantidade de açúcar para reativar a levedura ainda existente na bebida, tal fato acentua a carbonatação desta cerveja, que pode ser sentido ao degustar essa bebida. Percebe-se claramente uma efervescência na língua. A segunda fermentação na garrafa possibilita um aumento na graduação alcoólica desta cerveja.

Copo Tulipa
A está cerveja é adicionado algumas ervas conhecidas como Gruut, que em combinação com a alta fermentação cria um aroma e gosto frutado lembrando pêra, porém ao final tem um sutil (sutil mesmo, bem fraquinho) toque de amargor em decorrência do lúpulo. Percebe-se, ainda, nessa complexa mistura leves notas de caramelo.

Coloração dourada (como sugere o blond do nome) opaca, ou seja, não é cristalina como uma pilsen, o que normal em uma cerveja estilo ale.

Espuma branca, duradoura, com bolhas pequenas, mas bem perceptíveis.

Está cerveja ao ser tomada dá uma sensação bem refrescante, de bastante efervescência, cerveja bem equilibrada, muito boa e recomendada por mim.     

Copo Bolleke
Foto: Palm


Copo indicado para a degustação desta cerveja é o Bolleke, copo que se assemelha muito a um cálice (vide foto), com a boca mais larga para valorizar o aroma da bebida. Porém, pode ser usado ainda os copos Tulipa (o qual utilizei), como o próprio nome sugere, possui um formato da flor tulipa, com uma leve curvatura central, abrindo o diâmetro na boca do copo.

Caso queiram ver mais foto dessa cerveja e de outras acessem o facebook do Cervejas Especiais.


Fontes de pesquisa:

MORADO, Ronaldo. Larousse da Cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário