Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

13 - PILSNER URQUELL


Fiéis leitores do blog Cervejas Especiais hoje iremos falar da "mãe" das cervejas Pilsen, isso mesmo... a primeira do estilo ... a famosa Pilsner Urquell.



Cerveja: PILSNER URQUELL
Cervejaria: Plzeñský Prazdroj a.s.
Estilo: Bohemian Pilsen
Teor Alcoólico: 4,4%
Local de origem: Pilsen, República Checa.
Degustada: 19/07/2011


A cerveja Pilsner Urquell é a legítima cerveja Pilsen, ou seja, foi a precursora deste estilo no mundo.

Em 1839, na cidade de Pilsen, atual República Checa, foi fundada a cervejaria Mestansky Pivovar, que em 1842 fabricou a primeira cerveja dourada que receberia o nome da cidade Pilsen e criaria um novo estilo de cerveja. Isso mesmo caro leitor essa cerveja é a primeira Pilsen fabricada no mundo, estilo mais consumido atualmente no planeta.

No ano de 1859 esta empresa registrou sua cerveja como o nome de Pilsen Bier, porém em 1889 trocou para Pilsen Urquell Plzeñský Prazdroj.
Copo Pilsner

Com o avanço do comunismo em 1946 as cervejarias da região da ex-Checoslováquia foram todas nacionalizadas e fundidas em uma única empresa que recebeu o nome de Plzenske Pivovary, que em 1964 transformou-se, na que hoje conhecemos, Plzeñský Prazdroj.

Dita cerveja é fabricada na cidade Checa de Pilsen, considerada a cidade com água mais adequada para fabricação deste estilo de cerveja.

A Pilsner Urquell é uma cerveja do estilo Pilsen (Bohemian Pilsener), de fermentação baixa (lager), rica em buquê, refrescante e com acentuado sabor de malte e lúpulo, com retrogosto amargo persistente em decorrência do lúpulo. E esta é a grande diferença que se percebe das falsas pilsens nacionais, pois conforme já explicado anteriormente as grandes cervejarias nacionais não produzem cerveja do estilo Pilsen, mas sim Standard ou Premium American Lager.

Dita cerveja Checa possui coloração amarelo dourada (ouro) e é cristalina, aliás, esta última característica deve ser requisito obrigatório para este estilo de cerveja.   
Copo Pilsner

Aroma com leve percepção de álcool. Gosto no início levemente adocicado, logo se transformando em amargo, como dito retrogosto (after tasting) amargo persistente do lúpulo, mas amargor bem equilibrado e bom de ser sentido. Espuma branca, cremosa e com bolhas finas e uniformes.

Copos utilizados para melhor degustação são: Pilsner, estilo oficial desta cerveja, foi o utilizado na degustação (vide fotos), .... nós brasileiros chamamos esse copo de Tulipa, mas na verdade esse não é o Tulipa (vide fotos). O copo Pilsner é utilizado para essas cervejas porque  possibilita a formação de um bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz (Brejas); copo Pokal, estilo coringa que pode ser utilizado com vários estilos de cerveja (tá na dúvida vai esse); copo Tulipa.

Copo Tulipa
Copo Pokal



Fontes de pesquisa:
  
MORADO, Ronaldo. Larousse da Cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.


Site Pilsner Urquell: http://www.pilsnerurquell.com/

2 comentários: