Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

14 - Viagem Cervejeira - Treze Tílias/SC

Estimados leitores do blog Cervejas Especiais hoje falaremos sobre turismo “cervejeiro”, sim... isso mesmo... viagem com objetivo de conhecer locais produtores de cervejas.



Que Santa Catarina é famosa pelas suas microcervejarias e pela colonização alemã nas cidades de Blumenau, Pomerode, etc... todos já sabem, mas nem todos já tiveram a oportunidade de conhecer TREZE TÍLIAS..... isso mesmo, uma pequena e simpática cidade de colonização austríaca, localizada no meio oeste do Estado de Santa Catarina, mais conhecida como o Tirol Brasileiro.


Pude realizar essa viagem nos dias 23 a 26 de junho de 2011.

Treze Tílias foi fundada no dia 13 de outubro de 1933 e emancipada em 29 de abril de 1963, com uma população de 5.641 habitantes, a sua grande maioria de descendência austríaca.

Esse pequeno, mas belo, município catarinense (117,8 km² de área) foi fundado por Andreas Thaler nascido em 10 de setembro de 1883 na cidade de Wildschönau - Tirol, Áustria. Com o dom da oratória em 1919 foi eleito Prefeito da cidade de Wilschönau. E em 1924 assumiu o cargo de Ministro da Agricultura da Áustria.



Com a Europa assolada pela Primeira Guerra Mundial e na iminência da eclosão de uma nova batalha mundial o Ministro Thaler decide imigrar para o sul do Brasil, nos anos trinta e funda a Colônia Dreizehnlinden (expressão austríaca para Treze Tílias). Cabe explicar que tília é uma árvore muito comum na Áustria e que fora trazida para a Colônia, se adaptando muito bem ao clima local.



Sua vida em Dreizehnlinden foi curta eis que o Ministro Andreas faleceu de forma trágica em 1939, em uma grande enchente que assolou a Colônia. Na tentativa de tentar soltar os galhos de uma árvore que havia prendido em uma ponte da localidade e salvá-la de ser destruída, a enxurrada acabou levando o Ministro.




Em Treze Tílias há o único Consulado Austríaco de Santa Catarina e o único do Brasil localizado numa cidade do interior.

Consulado da Áustria

















As belezas desta cidade são percebidas de imediato pelos turistas, na chegada já se vê a predominante arquitetura austríaca nas casas, lojas, hotéis e parques.













A cidade é ainda famosa pelos extraordinários trabalhos de entalhe em madeira, produzidos pelos artesões locais, um dom herdado dos primeiros imigrantes. Ditas obras de arte em madeira são facilmente encontrada pelos turistas nas ruas desta aconchegante cidade.








Esta é a legítima viagem para relaxar e aproveitar o descanso (e claro tomar algumas cervejinhas em outras cachacinhas, ou como são chamadas lá... SCHNÄPSE).

Há vários parques para ser visitado pelos turistas, são eles:



Parque Lindendorf, com comida típica, caminhada entremeio à natureza, descanso a beira de um lago e visita a minicidade (réplica em maquete da cidade de Treze Tílias)... e claro muito chope.





Parque do Imigrante: rodeado de verde, com lago para passeio de pedalinho. Neste parque há a via sacra toda entalhada em madeira e vinda da Áustria.




Parque dos Sonhos: outro lugar ideal para relaxar. Possui como principal atrativo o labirinto verde. Neste parque experimenta-se diversos sorvetes e o famoso Apfelstrudel (sobremesa de maça, mais conhecida, depois de apreciada após um almoço típico regado a chope, por apefffffffffffffffffelstrudel, benzadeus).



Há, ainda, o termas de Treze Tílias, embora estivesse fechado em decorrência de estarmos no inverno, o seu restaurante (com boliche) estava funcionando... e lá fomos nós... comida muito boa (aliás a gastronomia é um ponto forte nesta cidade), neste restaurante você pode (desde que encomende com antecedência) experimentar o fondue.


E ...claro... tivemos que provar (mais uma vez) a comida típica austríaca e um excelente restaurante Kandlerhof.




Sim.... mas e a cerveja???

A cidade de Treze Tílias abriga a Cervejaria Bierbaum, que para a infelicidade deste que vos escreve, encontrava-se fechada à visitação por motivo de reformas, segundo informações no local.

Porém, não me deixei abalar e aproveitei para beber algumas cervejas assim mesmo, mas na pizzaria EDELWEISS, pertencente a mesma família da microcervejaria e localizada ao lado da Bierbaum.


Nesta ocasião, pude conhecer e experimentar as cervejas produzidas por esta microcervejaria, que são: Bierbaum Weiss Helles (cerveja de trigo); Bierbaum Bock; Bierbaum Gold (estilo Pilsen); Bierbaum Dunkel e a Bierbaum Lager


Sem contar os chopes filtrado, não filtrado, escuro, etc... tinha até chope de abacaxi (que não experimentei).






Gostei muito do ambiente da pizzaria, bom atendimento, comida muito boa e cerveja... muita cerveja. De tão bom repeti a dose em outra noite... claro... para fazer a segunda prova das cervejas ;)


Então vamos falar delas:

 



Cerveja: BIERBAUM WEISS HELLES
Cervejaria: Bierbaum
Estilo: Weiss (cerveja de trigo)
Teor Alcoólico: 4,9%
Local de origem: Treze Tílias/SC, Brasil.
Degustada: 23/06/2011







Para mim está é a melhor cerveja desta microcervejaria. É uma cerveja de trigo, ale (alta fermentação, de cor alaranjada, bem turva (característica padrão deste estilo de cerveja), porém com notas fracas de cravo, ou melhor dizendo, notas não tão intensas de cravo, com pouca percepção do gosto de banana, mas tal fato não caracteriza essa cerveja como sendo fora dos padrões, para mim é uma cerveja ideal para quem nunca provou uma cerveja de trigo, pois seu gosto não irá afugentar o apreciador com notas fortes de cravo.





É uma cerveja bem refrescante, com espuma branca, cremosa e persistente até o último gole. Sabor bem equilibrado entre o cereal de trigo e o lúpulo, eis que tem um leve amargor. De início gosto adocicado, logo equilibrando-se em com leve toque de cravo. Repito, é uma cerveja mais leve e menos agressiva (no que tange sabor e retrogosto de cravo) em comparação com as cervejas de trigo alemã tradicionais.    



Copo Weizen
A cerveja de trigo é uma cerveja que se exige ser tomada em um único e próprio estilo de copo, pelo fato de apresentar resquícios de fermento no fundo da garrafa. Assim o copo para beber está cerveja é o Weizen (vide fotos). Todo o conteúdo existente na garrafa deste tipo de cerveja deve ser servido de uma vez só em um único copo. Enquanto estiver servindo a cerveja de trigo, quando restar dois dedos do líquido na garrafa, deve-se agitar a mesma para misturar o fundo existente na bebida e acrescentar ao copo. 









Cerveja: BIERBAUM BOCK
Cervejaria: Bierbaum
Estilo: Bock
Teor Alcoólico: 6,7%
Local de origem: Treze Tílias/SC, Brasil.
Degustada: 23/06/2011




O que dizer dessa cerveja? Cerveja do estilo bock com espuma rala e pocou duradoura. Pouco destaque de malte no aroma e com gosto leve, notas de malte bem sutil, com pouca sensação de amargor, pouco gosto de lúpulo.


Embora o seu teor alcoólico seja relativamente alto, não deixou a essa impressão de uma cerveja de inverno, nem deixou a sensação de malte torrado. 


Cerveja de coloração avermelhada, conforme esperado.





Cerveja: BIERBAUM GOLD
Cervejaria: Bierbaum
Estilo: Premium American Lager
Teor Alcoólico: 5,7%
Local de origem: Treze Tílias/SC, Brasil.
Degustada: 23/06/2011 


Cerveja lager, de coloração amarelo dourada escura, uma cerveja equilibrada entre o malte e o lúpulo, com gosto iniciando levemente adocicado e por fim balanceando o amargor do lúpulo.






Cerveja: BIERBAUM DUNKEL
Cervejaria: Bierbaum
Estilo: Dunkel
Teor Alcoólico: 5,8%
Local de origem: Treze Tílias/SC, Brasil.
Degustada: 23/06/2011


Cerveja de cor castanho-escuro, com leve gosto de grãos torrados, puxando ao caramelo, cerveja boa, com gosto final tostado, cerveja com média carbonatação, de espuma bem duradoura e de cor marrom. Copo ideal Pilsner (vide foto).




Fontes de pesquisa:




2 comentários:

  1. Ola Amigo,
    Muito bom seu post, ano retrasado (2011) estive na cidade e tambem visitei a microcervejaria, e o chopp de abacaxi é espetacular, voce deveria ter experimentado.
    Parabens pela reportagem e pelo excelente blog.

    Abraços
    Raphael

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog. As informações são úteis e o conteúdo bem interessante . Pretendo e a Treze Tílias em breve e as dicas são preciosas.

    ResponderExcluir