Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

15 - HOFBRÄU ORIGINAL - HB






Cerveja: HOFBRÄU ORIGINAL - HB
Cervejaria: Hofbräu München
Estilo: Munich Helles
Teor Alcoólico: 5,1%
Local de origem: Munique, Alemanha.
Degustada: 11/05/2011








Esta é a tradicional cerveja de Munique, de fermentação baixa (lager) e seguidora fiel da Lei de Pureza Alemã de 1516, ou seja, em sua composição somente é encontrado malte, lúpulo, levedura e água.

Site: Hofbräuhaus
Na Alemanha é extremamente comum a existência de locais com grande espaço reservado à convivência e à degustação de cerveja, que são conhecido como Biergarten (jardins da cerveja). Só em Munique há mais de cem Biergartens e entre eles se destaca o pertencente a cervejaria Hofbräu, o famoso Hofbräuhaus, fundado em 1589, pelo Duque Wilhelm V, local de onde são tiradas as mais famosas fotos de garçonetes carregadas com vários canecos de cerveja. (Larousse da Cerveja).

O Duque da Bavaria (Wilhelm V) não estava satisfeito com as cervejas que tinha que beber, na sua maioria importada da cidade de Einbeck, na Baixa Saxônia. Por esse motivo resolveu criar uma cervejaria em 1589, assim contratou Heimeran Pongraz, o mestre cervejeiro do Monastério de Geisenfeld para planejar e supervisionar a construção da Hofbräuhaus. Após alguns anos, conforme ia crescendo, a cervejaria teve que mudar de endereço e criar novas instalações para adequar a sua produção. No decorrer da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente entre abril de 1944 e maio de 1945 a Hofbräuhaus foi bombardeada por ataques aéreos, fato que praticamente dizimou a cervejaria, porém em 1958 esta maravilhosa fábrica foi reaberta, totalmente reconstruída. (Site da Hofbräu).



Cerveja de uma cor dourada, muito bonita, com carbonatação na medida certa, ou seja, nem intensa, nem fraca, demonstra constate perlage (bolhas de carbonatação), com espuma branca, cremosa e duradoura até o último gole.


Copo Pilsner

Gosto inicial levemente adocicado que rapidamente equilibra-se com o tênue amargor do lúpulo. Lúpulo, este, com toques herbáceos, que não apaga o gosto do malte. No aroma sente-se um misto de notas que lembram pão e um pouco de lúpulo. No retrogosto destaca-se um agradável e leve sabor de malte.



Copo Pilsner



É uma cerveja refrescante convidativa para o próximo gole, por isso, diz-se ter boa drinkability.





Copos indicados para apreciar esta cerveja são: Caneca (mug); Pilsner (o utilizado na ocasião) e o Caldereta.
Caneca
Caldereta









Fontes de pesquisa:

MORADO, Ronaldo. Larousse da Cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.



Site Cervejaria Hofbräu: http://www.hofbraeu-muenchen.de



Nenhum comentário:

Postar um comentário