Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

16 - MAC QUEEN'S NESSIE

Fiéis e assíduos leitores do blog Cervejas Especiais hoje iremos falar sobre ema cerveja de whisky.... sim caros amigos... cerveja feita com maltes de whisky escocês.... "i podi".... "podi sim"... é a famosa cerveja NESSIE.



Cerveja: MAC QUEEN’S NESSIE
Cervejaria: Brauerei Schloss Eggenberg
Estilo: Scotch Ale
Teor Alcoólico: 5,0%
Local de origem: Áustria.
Degustada: 13/05/2011

Esta é a famosa cerveja feita em homenagem ao monstro do Lago Ness (por isso Nessie). É uma cerveja austríaca feita com maltes de whisky importados de Highland, na Escócia. Dita cerveja fica por dois meses maturando antes de ser engarrafada. Criação da famosa cervejaria européia a Eggenberg.





Classifica-se esta cerveja dentro do estilo Scotch Ale, ou até mesmo no Strong Scotch Ale (como faz o Larousse da Cerveja), dito estilo é descrito com cerveja escocesa de mais alto teor alcoólico, fortemente maltada, com gosto de caramelo, pouco amarga, com média carbonatação, com variações de cores que vão do âmbar-claro até o marron-escuro e com graduação alcoólica entre 6,5 a 10,0%.

A Nessie enquadra-se bem nessa descrição, embora não fique dentro dos padrões do último requisito (graduação alcoólica), eis que possui somente 5,0%, devido a isto podemos dizer que ela é sim uma Scotch Ale, porém mais suave.  

É uma cerveja ale, ou seja, de alta fermentação. De coloração avermelhada (ou âmbar, como alguns preferem), feita de maltes de whisky, espuma branca (com mínima coloração bege), bem densa, com bolhas pequenas e homogêneas, espuma bem duradoura e com cremosidade média. Cerveja de média carbonatação.

No paladar deixa uma agradável e diferenciada sensação, iniciando com gosto adocicado do malte, que rapidamente se transforma em um leve amargor misturado com toques defumados, deixando uma sensação seca na boca. Sensação esta que perdura, firmando um retrogosto diferenciado e duradouro semelhante a algo tostado. Lembra o gosto de bala toffee, dizem ser pela defumação da turfa, com leves notas semelhantes a mel. Em fim a Nessie se revela uma cerveja suave e complexa.
Copo Tulipa

Com aroma um tanto adocicado, com leves notas que lembram o aroma de whisky... notas leves mesmo, não esperem o aroma intenso e perfumado dos whiskys.

É realmente uma cerveja especial que merece ser apreciada por todos devido ao seu estilo diferenciado e pouco conhecido no Brasil, bem como pela sua complexidade de sabor e aroma.

Copos ideais para apreciar esta bela cerveja são: Taça; Cilíndrico e Tulipa (utilizado na ocasião).
Taça





Cilíndrico




Fontes de pesquisa:

MORADO, Ronaldo. Larousse da Cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.



Site da Eggenberg: http://www.schloss-eggenberg.at

Um comentário: