Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

22 - COLORADO INDICA


Cerveja: COLORADO INDICA
Cervejaria: Colorado
Estilo: India Pale Ale
Teor Alcoólico: 7%
Local de origem: Ribeirão Preto/SP, Brasil.
Degustada: 12/03/2011 e 13/05/2011


Prezados leitos do blog Cervejas Especiais, é com muito prazer que voltamos a falar das cervejas da Colorado.

Como é de conhecimento de todos, sou um verdadeiro fã dessa microcervejaria de Ribeirão Preto. Todas as cervejas produzidas pela Colorado são top de linha, cada uma em seu estilo se destaca por utilizar produtos tipicamente nacionais. E a Colorado Indica não poderia ser diferente, essa extraordinária India Pale Ale leva em sua receita RAPADURA.... isso mesmo, rapadura, que segundo o proprietário da cervejaria é adquirida sempre de um mesmo produtor da região.

Mas o fato de esta cerveja conter em sua receita Rapadura não a faz uma bebida doce e leve, bem pelo contrário, esta cerveja é robusta e de alto teor alcoólico (7%), dentro dos padrões do estilo IPA.

Segundo a própria descrição do fabricante é uma “cerveja de alta fermentação (ale) elaborada com generosas quantidades de malte, lúpulo e rapadura, visando conferir-lhe grande corpo, amargor e teor alcoólico”. Como já explicado em postagens anteriores esse estilo de cerveja IPA (India Pale Ale) surgiu no século XVII, pois nessa época as tropas militares britânicas que se encontravam situadas na Índia necessitavam de suprimentos dentre eles muita cerveja. Porém as cervejas comuns da época não suportavam longas viagens e o calor daquela região e logo azedavam, neste instante surge como alternativa aumentar as quantidades de malte e lúpulo para conservar ditas bebidas, que automaticamente se tornaram mais alcoólicas.

A Colorado Indica é composta por lúpulo inglês, malte convencional e tostado, o que justifica seu amargor e sua pigmentação mais escura. Seu processo de fabricação dura em média 28 dias.

Copo Tulipa
Cerveja com coloração ruiva (avermelhada), com espuma bege clara, bem cremosa e duradoura. Aroma que destaca notas de lúpulo misturadas com melado (proveniente da rapadura). No gosto percebe-se de forma bem equilibrada um adocicado inicial do malte e do álcool, logo percebendo toques tostado, passando para um leve amargor que persiste no final. Cerveja bem encorpada, com média carbonatação. Uma cerveja excelente com gosto equilibrado que te convida para o próximo gole. Em resumo é uma ótima representante nacional do estilo IPA.

Copo recomendado é o caldereta, pois por falta do copo adequado a época o utilizado foi o tulipa e o lager (sei que é uma falha minha, mas não iria deixar de beber essa maravilha de cerveja por falta de copo.... agora já tenho o copo caldereta na minha coleção).


Caldereta (Brejas)







Fontes de pesquisa:




Nenhum comentário:

Postar um comentário