Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

25 - BAMBERG RAUCHBIER

Cerveja: BAMBERG RAUCHBIER
Cervejaria: Bamberg
Estilo: Rauchbier
Teor Alcoólico: 5,2%
Local de origem: Votorantim/SP, Brasil.
Degustada: 11/05/2011

Esta é uma cerveja diferenciada, de baixa fermentação (lager), desenvolvida com maltes defumados da região de Bamberg, na Alemanha.

Rauch significa fumaça em alemão e leva tal prefixo no nome pelo fato de seus maltes serem defumados por madeiras da região. Por esse motivo esta cerveja possui um leve paladar defumado que toma conta da boca, mesclando-se com notas de caramelo e um leve amargor do lúpulo.

Toda essa combinação propicia um final seco. De média carbonatação e bem encorpada. Possui coloração acobreada escura (quase marrom) e teor alcoólico de 5,2%.

Espuma de cor caramelo leve pouco duradoura. Aroma marcante do defumado, amadeirado, além do caramelo, provenientes do malte.

O resultado é uma cerveja sofisticada, de paladar seco, sem ser enjoativa e indicada para harmonizar com charutos, além de carnes defumadas e feijoada.

A cerveja Bamberg Rauchbier foi eleita a segunda melhor cerveja do mundo em seu estilo, conforme premiação na European Beer Star 2009. Da mesma forma, a revista Prazeres da Mesa elegeu as 50 melhores cervejas nacionais e importadas a venda no Brasil e dita cerveja conquistou o segundo lugar no Ranking. E em 2010 foi eleita foi a World's Best Flavoured Lager. Como se não bastasse essa premiadíssima cerveja nacional ganhou medalha de ouro no Mondial de La Bière em Strasbourg na França, pelo estilo Rauchbier.



Copos indicados para degustação de cerveja estilo Rauchbier: Cilíndrico (tipo utilizado na ocasião é um cilíndrico levemente curvado, puxando ao lager), Caldereta, Tulipa e Pokal.
Caldereta







Pokal
Tulipa







Para ver mais fotos sobre esta e outras cervejas acesse o Facebook do Cervejas Especiais na barra lateral à  direita.

Fontes de pesquisa:

MORADO, Ronaldo. Larousse da Cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.


Site Cervejaria Bamberg: http://www.cervejariabamberg.com.br


2 comentários:

  1. Olá Lucas! Aonde conseguiste a Bamberg? Aqui pela região? Não encontrei em Passo Fundo. A Colorado o Empório Gastronômico está com toda a linha. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá... A Bamberg consegui em Erechim, na loja Kautz junto ao Master Hipermercado, mas pelo que vi semana passada essa loja fechou. Tem uma loja em Veranópolis que vende a Bamberg é a Loja Delicato.... segue o endereço do facebook http://facebook.com/LOJADELICATO e o telefone (54) 34412566, fale com a Alessandra ela é minha prima, diga que indiquei a loja dela, acredito que ela poderá enviar via correio essa cerveja.
    Abraços
    Lucas

    ResponderExcluir