Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

26 - COLORADO DEMOISELLE


Demoiselle acompanhado de castanhas
Copo Caldereta

Cerveja: COLORADO DEMOISELLE
Cervejaria: Colorado
Estilo: Porter
Teor Alcoólico: 6%
Local de origem: Ribeirão Preto/SP, Brasil.
Degustada: 23/04/2011; 11/05/2011; 02/07/2011


Cerveja Colorado Demoiselle.... está aí a minha cerveja favorita. Não sei explicar que fascínio eu tenho por esta cerveja, começa desde o visual, devido ao belo rótulo e a cor desta cerveja, chegando ao gosto de café. Isso mesmo.... cerveja de café, mas com paladar bem equilibrado, não é aquele gosto enjoativo e intragável não.

Na verdade foi degustando uma Demoiselle que tive a ideia de criar esse blog, posso dizer que essa Porter foi a minha “musa” inspiradora. Tudo começou neste dia, então comecei a fotografar as cervejas que ia experimentando e iniciei a procura por novas cervejas especiais para divulgar a vocês.

Copo Tulipa
A Colorado Demoiselle é uma cerveja do estilo Porter, nome derivado dos trabalhadores portuários que misturavam a cerveja ale com outras para conseguir uma cerveja mais escura, de sabor mais forte e alto teor alcoólico. Esse estilo caracteriza-se por conter cervejas elaboradas com malte bastante torrado. São cervejas de cor escura com aromas lembrando nozes, chocolate, café e com espuma castanha.

O nome Demoiselle dado a esta cerveja é uma homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont, cuja família era proprietária de fazendas de café na região de Ribeirão Preto. Em 1907, Santos Dumont criou o aeroplano e o nominou de Demoiselle (percebam a estampa do rótulo desta cerveja).

Bem... falando propriamente da Colorado Demoiselle pode-se dizer que é uma cerveja de alta fermentação (ale), que além de ser feita com maltes torrados (o que lhe proporciona essa cor negra) leva em sua composição generosa quantidade de café, que é comprado de produtores da região de Ribeirão Preto, torrado segundo padrões da própria cervejaria e macerado em água fria para ser adicionado ao mosto cervejeiro.

O mestre cervejeiro da Colorado explica que os grãos de café são macerados em água fria para evitar que o café perca seus melhores aromas devido às altas temperaturas presentes no processo de brassagem (cozimento do mosto).

Demoiselle e feijoada
É uma cerveja de coloração escura (preta), com agradável aroma de café, que deixa notas marcantes desse grão no retrogosto. De lupulagem média para fraca, dá um equilíbrio perfeito de amargores. Com espuma cremosa, bem persistente e coloração caramelo. Possui baixa carbonatação e harmoniza perfeitamente com castanha (para aperitivo), feijoada (como prato principal) e até com sobremesa a base de chocolate, nozes ou café.

Apesar de ser uma cerveja com notas de café possui alta drinkability, ou seja, sempre fica uma vontade de tomar outro gole. Repito, para mim é uma cerveja com lugar cativo em meu estoque.

Cabe lembrar que a Colorado Demoiselle é uma cerveja de grande prestígio internacional e foi ganhadora da medalha de ouro no European Beer Star 2008, sendo eleita a melhor da categoria Porter.
Copo Caldereta

Copo ideal para acompanhar essa cerveja especial: Caldereta (é o copo padrão da microcervejaria Colorado), Tulipa e Pint.
Copo Pint

Para ver mais fotos da cerveja Colorado Demoiselle e outras acessem o Facebook do Cervejas Especiais (na barra à direita).

Fontes de pesquisa:


MORADO, Ronaldo. Larousse da Cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.




5 comentários:

  1. Confira a mousse de Cerveja Demoiselle Colorado e confitura de pitanga premiada no concurso Pâtissier Criativo - Ribeirão Preto - SP.

    http://www.chezmalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Maria Luisa... muito bonito o mousse, ainda mais feito de cerveja.

      Excluir
  2. Olá!
    Você comentou que essa cerveja é de baixa fermentação (ale)...Ale é o nome para cervejas de alta fermentação e Lager para cervejas de baixa fermentação.
    Essa cerveja é boa mesmo.Minha favorita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Larissa.... você tem toda razão... nem percebi essa furada.... obrigado pela dica ... já estou corrigindo.

      Excluir
  3. Gostei muito dessa cerveja.
    Como você disse, muito bom Drinkability, isso de certa forma me surpreendeu!
    Um abraço!

    ResponderExcluir