Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

28 - 8.6 BLOND E RED



Caros amigos leitores do blog Cerveja Especiais hoje iremos falar de duas cervejas fabricadas na Holanda, as famosas Bavaria 8.6 (blond e red). São fabricadas pela mesma cervejaria a Bavaria Brouwerij.

Sim prezados navegantes ... vocês leram certo ... hoje vamos falar da cerveja Bavaria.... mas não aquela “dos amigos”.... Deus me livre.

As cervejas Bavaria 8.6 blond e red são enquadradas, segundo o site Brejas, no estilo Malt Liquor que seria “um termo surgido nos Estados Unidos para classificar as lagers fortes que têm alto teor de álcool devido à adição de açúcar, enzimas ou outro ingrediente em complemento ao malte. Geralmente são licorosas no paladar e não muito amargas, pois em muitos casos nem levam lúpulo.” (Brejas).

Porém conforme descrito no Larousse da Cerveja a espécie Malt Beer faria parte do gênero Specialty Beer, que na verdade não seria um estilo propriamente dito, mas uma categoria na qual se inserem todas as demais cervejas que não se enquadram em nenhum outro estilo. (Larousse da Cerveja).

No geral essas duas cervejas são de baixa fermentação (lager) e se destacam pelo seu alto teor alcoólico, que fica presente no paladar através de seu gosto adocicado.

Então vamos falar um pouco de cada uma....


Cerveja: BAVARIA 8.6 SPECIAL BLOND BEER
Cervejaria: Bavaria Brouwerij
Estilo: Malt Liquor
Teor Alcoólico: 7,9%
Local de origem: Holanda.
Degustada: 23/04/2011

Essa 8.6, como o próprio nome sugere, é uma cerveja de coloração dourada (blond), porém é uma cerveja forte, bem carregada de malte, fato que lhe dá generosos 7,9% de teor alcoólico. É feita com cevada produzida na Holanda, França e Escandinávia e lúpulos da Alemanha e dos EUA.

No aroma salienta belo bouquet de malte e whisky. No paladar notas de frutas secas e toques licorosos do malte (adocicado), logo partindo para um final amargo e duradouro na boca. Uma bela combinação e um grande equilíbrio entre o adocicado do malte (devido o alto teor alcoólico) e o amargor do lúpulo.

Quanto à espuma pode-se dizer que é de coloração branca, com cremosidade média e boa duração.
Copo Lager

Revela-se uma cerveja muito interessante de ser apreciada com muita cautela pelo seu dulçor e teor alcoólico.

Copo indicado para degustar a 8.6 blond é o Tulipa, com o intuito de ressaltar os aromas dessa cerveja, porém o utilizado na ocasião foi o Lager.
Tulipa


Cerveja: BAVARIA 8.6 SPECIAL RED BEER
Cervejaria: Bavaria Brouwerij
Estilo: Belgian Blond Ale
Teor Alcoólico: 7,9%
Local de origem: Holanda.
Degustada: 19/07/2011


Cerveja de baixa fermentação (lager), com coloração rubi (muito bonita e chamativa). Aroma desperta novamente um bouquet adocicado, porém desta vez com uma mistura de caramelo. No paladar apresenta-se mais encorpada que a Blond destacando notas adocicadas carregadas e toques de caramelo, com final levemente amargo do lúpulo, dando uma sensação de retrogosto de cereja. Esse equilíbrio final dado pela lupulagem é o que evita que essa cerveja se torne enjoativa.

Espuma de coloração bege (caramelizada), densa e bem duradoura. Apresenta média carbonatação, deixando perceptível bolhas de gás agarradas nas paredes do copo, que para a apreciação desta cerveja deve ser o Tulipa.

Copo Tulipa
    









Fontes de Pesquisa.

MORADO, Ronaldo. Larousse da Cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.



Site Cervejaria Bavaria: http://www.bavaria86.com


Um comentário: