Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

32 - ERDINGER OKTOBERFEST

Prezados amigos leitores do blog Cervejas Especiais.... embalados pelo ritmo do mês da Oktoberfest não podíamos deixar de falar de uma cerveja produzida especialmente em comemoração a dita Oktoberfest, estamos nos referindo a uma das mais famosas cervejas de trigo alemã a Erdinger, neste caso a Erdinger Oktoberfest.
Copo Weiss comemorativo 125 anos da Erdinger
  
Cerveja: ERDINGER OKTOBERFEST
Cervejaria: Erdinger Weissbräu
Estilo: Weissbier
Teor Alcoólico: 5,7%
Local de origem: Bavaria, Alemanha.
Degustada: 27/09/2011

Como dito esta é uma cerveja de trigo alemã, produzida de acordo com a Lei de Pureza Alemã de 1516, sendo assim uma cerveja de alta fermentação (ale).

Esta cerveja é fabricada em comemoração aos festejos da Oktoberfest na Alemanha, embora não seja a cerveja oficial da Oktoberfest e nem mesmo seja vendida nos pavilhões desta festa, dita bebida é fabricada de forma sazonal em comemoração as festas alemãs do mês de outubro, ou seja, sua produção se dá somente em determinada época do ano para ser vendida em data próxima ao referido mês dos festivais.







A Erdinger Oktoberfest é fabricada pela cervejaria Erdinger que neste ano esta comemorando 125 anos de existência (desde 1886), sempre produzindo cerveja de trigo.
Copo Weiss comemorativo (125 anos)

Em relação à própria cerveja pode-se dizer que ela possui as características de cerveja de trigo de forma menos intensa que sua “irmã” a Erdinger Weissbier, então a versão Oktoberfest é uma cerveja ainda mais leve e refrescante, porém, com levíssimo aroma de cravo (na verdade quase imperceptível) e com sabor que lembra e muito pão, não deixando retrogosto de banana, nem de cravo. Mas nos parece que essa é uma característica desta cerveja e não um defeito, pois é uma cerveja que desce muito bem, sem deixar a sensação de vazio, ou de faltar algo.

Esta cerveja possui coloração amarelo dourada e é turva (porém menos turva que as tradicionais weissbier alemãs), devido a sua refermentação na própria garrafa. Espuma densa, cremosa e duradoura de coloração branca. Possui média carbonatação.

Copo ideal para ser degustada: Weiss e deve ser servida toda a garrafa em um único copo e de uma vez só para que se aproveite o fundo de fermento que está presente na garrafa.
  
Fontes de Pesquisa.

Site Cervejaria Erdinger: http://www.erdinger.de/

2 comentários:

  1. Muito bom Lucas, uma pena não encontrar essa Erdinger Oktoberfest por aqui. Mas para não ficar chupando dedo, hoje experimentarei uma Erdinger tradicional e uma Erdinger Dunkel.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Também são duas excelentes cervejas, na verdade não tem como errar com a Erdinger né..... a Oktoberfest acabei encontrando em Erechim uma cidade vizinha da minha, numa dessas você encontra para vender em sites especializados em cervejas... fica a dica.

    ResponderExcluir