Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

35 - BACKER BROWN

Cerveja: BACKER BROWN
Cervejaria: Backer (Cervejaria Três Lobos Ltda.)
Estilo: Brown Ale
Teor Alcoólico: 4,8%
Local de origem: Belo Horizonte/MG, Brasil.
Degustada: 28/09/2011

Fiéis leitores do Blog Cervejas Especiais hoje iremos falar sobre uma cerveja diferenciada a Backer Brown, cerveja mineira de chocolate.... isso mesmo caros amigos uma cerveja de chocolate.

A cerveja Backer Brown é uma cerveja de alta fermentação, por esse motivo se enquadra no estilo Brown Ale, porém alguns apreciadores a enquadram em outro estilo o Specialty Beer, devido o seu diferencial de conter ingredientes estranhos à produção cervejeira, neste caso gotas de chocolate.

Como dito esta cerveja contém gotas de chocolate em sua composição, conferindo-lhe um aroma de chocolate bem marcante, de fácil percepção e que se mantém presente na cerveja até o último gole.

Quanto ao gosto podemos dizer que de início ele se apresenta de forma amarga, lembrando café, por conta da torrefação dos grãos, porém logo se estabiliza na boca (apagando um pouco o amargor) deixando um after tasting de chocolate amargo.

Então como disse, o gosto principal desta cerveja diferenciada é de chocolate amargo, não esperem sabor de Toddy nem Nescau... ok!!!!

Quanto a coloração a Backer Brown apresenta-se uma cerveja escura (preta), com espuma de coloração caramelo e pouco duradoura. Cerveja de baixa carbonatação.

No meu paladar esta cerveja encaixou perfeitamente, diferente de algumas opiniões que li na internet afirmando ser uma cerveja com traços de artificialismo. Em minha opinião a Backer Brown atingiu com êxito o seu objetivo, de disponibilizar no mercado uma cerveja diferenciada com notas de chocolate.

Muffin de chocolate










Como disse a Backer Brown mostrou-se uma cerveja muito boa, principalmente se harmonizada com sobremesas de chocolate ou café.

Copo ideal para apreciar a Backer Brown: Caldereta ou Tulipa.

Copo tulipa
Copo caldereta












Um comentário:

  1. Que cerveja maravilhosa.
    Diferente de muitas cervejas "escuras" dentro de variados estilos, a Backer Brown não é uma cerveja de sabor agressivo ou forte, após o terceiro gole perceberá um grau de leveza muito interessante mesmo dentro do seu estilo ou classe.
    Para os amantes de um bom café, eu a indico pois que irão gostar de um detalhe: pela torrefação dos grãos é marcante o seu gosto, porém mais marcante se torna no aroma. simplesmente maravilhoso o aroma do café presente nesta cerveja.
    Antonio Palutino

    ResponderExcluir