Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

50- ATUALIZAÇÃO DA 1ª BRASSAGEM (APA)

Prezados amigos, seguem mais alguns dados sobre a minha primeira cerveja a AMERICAN PALE ALE:

FERMENTAÇÃO:

- A fermentação foi realizada com fermento US-05 (fermento ale) entre os dias 28/12/2011 até o dia 05/01/2012, em temperatura controlada de 16º a 20º C.

- A OG (densidade inicial, antes do início da fermentação) da cerveja foi de 1.055, chegando a atingir a FG (densidade final, após a fermentação) de 1.020, gerando uma atenuação de 62,4%, o que garantiu uma graduação alcoólica de 4,6% para esta cerveja.

MATURAÇÃO

- Após medir a densidade no sétimo e oitavo dia de fermentação percebi que o fermento tinha parado de trabalhar pondo final a esta fase, dando início à maturação da cerveja.

- No dia 05/01/2012 expurguei o fermento que havia sedimentado no fundo do fermentador cônico e reduzi a temperatura da geladeira para a faixa de 6,5º a 8,5º C. 

- A fase de maturação se deu do dia 05/01/2012 até 13/01/2012.

PRIMING E ENVASE

- No dia 13/01/2012 realizei a adição do priming (calda de açúcar) na cerveja para que a mesma refermentasse na garrafa gerando a carbonatação necessária deixá-la pronta para beber.

- A leva final da cerveja rendeu 18 litros, logo o Priming foi realizado com 121 g de açúcar, o que garantirá uma média carbonatação a American Pale Ale.

- A adição do açúcar para o Priming garantirá uma aumento de 0,2% no teor alcoólico da APA, que atingirá uma ABV (medida de álcool) 4,8%.

- As garrafas foram todas lavadas e escovadas uma a uma e depois sanitizadas com iodofor, na proporção de 1 ml por 1 litro de água.
Garrafas secando após a sanitização
Sanitização dos equipamentos com iodo
Sanitizando o manômetro










- Transferi a cerveja do fermentador cônico para um balde alimentício com torneira para fazer o envase das garrafas, evitando o engarrafamento de qualquer sedimento que tenha se formado dentro do fermentador.












- Foram engarrafadas 29 garrafas caçulas (600 ml) e uma long neck com manômetro acoplado que servirá de garrafa piloto para saber a correta pressão interior nas garrafas.
Realizando o envase
Tubo de envase ao tocar o fundo da garrafa libera a cerveja

- As tampinhas forma sanitizadas com álcool 70%.



Tampando as garrafas












- A refermentação da cerveja nas garrafas, através do priming, durará aproximadamente 10 dias.... aí será a o dia da prova..... vamos ver se ficou boa ou não.




4 comentários:

  1. Rapaz, voce tem como publicar uma foto das tampinhas em close.
    A impressao parece bem interessante!
    Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Armando... assim que eu postar uma nova matéria eu coloco uma foto da tampinha..... comprei elas na WE.

      Excluir
  2. Não entendi a parada da tampinha com manometro ... Como Voce Fez ? Abraço ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gean.
      O manômetro é um instrumento que indica a pressão interna da garrafa, para mostrar como anda a refermentação por priming. Não é uma tampinha... é um relógio de pressão com uma rosca com vedação em silicone. Dependendo do estilo de cerveja você controla a carbonatação da bebida, conforme a adição de açucar no priming e a pressão interna da garrafa.
      Abraços

      Excluir