Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

67.- RESULTADO DA 3ª BRASSAGEM


Amigos leitores do Blog Cervejas Especiais estou em débito com vocês, eis que prometi que iria postar o resultado da minha 3ª Brassagem, na qual produzi uma cerveja do estilo Bock (para ler o post da brassagem clique aqui).



 Bem!!! Após alguns meses venho cumprir minha promessa, porém de antemão já peço desculpas pelo tipo de copo utilizado na degustação da Bock, sei que ele não é do estilo adequado, mas não iria ser por falta de copo que iria deixar de experimentá-la.

Mas vamos ao que interessa....


Iniciei a produção dessa Bock no início do mês de maio, engarrafei ela em junho e acabei com a produção em julho J !!! Os 21 litros envasados não deram nem “pro cheiro”.

A Bock ficou com uma cor rubi muito bonita e totalmente dentro dos padrões do estilo, mas o que me surpreendeu nessa cerveja foi a cremosidade da espuma, conforme pode ser conferido na foto a baixo. A espuma apresentou cor bege claro.

Coloração rubi

Cremosidade da espuma

Em relação ao aroma posso dizer que a Bock destacou, de forma leve, um aroma adocicado do malte melano (algo semelhante a caramelo). Ficou com média para fraca carbonatação e com corpo médio, mas o surpreendente foi o amargor, ou seja, o lúpulo Magnum se destacou, o que na verdade afasta esta cerveja um pouco do estilo desejado (tendo em vista que nas cervejas bock deveria prevalecer o sabor maltado). Na verdade o retrogosto dessa cerveja destacava o amargor do lúpulo, mas ao meu ver ficou uma combinação bem interessante, afastando o excessivo sabor adocicado apresentado por algumas bocks.


Outro dado importante dessa cerveja é que ela ficou bem alcoólica, atingindo 7,1%  de teor alcoólico. Em resumo ficou uma típica cerveja de inverno.


8 comentários:

  1. Muito bom este blog amei, estão de parabéns

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Acho muito válido um blog só para tratar sobre cervejas artesanais É uma temática que me inebria de verdade! =)

    ResponderExcluir
  3. Essa vai ser a primeira que iremos fazer, ficou semelhante a Therezópolis Rubi, que é a melhor bock que ja apreciei

    ResponderExcluir
  4. Ainda vou fazer minha própria cerveja especial, porem tenho que ler muito ainda. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Meus parabéns estou tentando fazer minha cerveja mas n esta nada facil muito bom o blog !

    ResponderExcluir