Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

69 - EPA - 5ª BRASSAGEM

Prezados amigos leitores do Blog Cervejas Especiais, após vários meses sem publicação, finalmente consegui voltar a “ativa”.

Para comemorar o retorno das postagens resolvi publicar sobre a minha 5ª Brassagem, quando, em janeiro de 2014, fiz uma EPA (ENGLISH PALE ALE ou PALE ALE INGLESA).


Segundo as Diretrizes de Estilo para Cerveja do Beer Judge Certification Program (BJCP) a EPA tem as seguintes características:

Aroma: Os melhores exemplos possuem algum aroma de malte que muitas vezes lembra caramelo. Um leve a moderado aroma frutado é comum. Aroma de lúpulo de moderado a nenhum (tipicamente de variedades inglesas, embora variedades americanas também possam ser utilizadas).

Aparência: Coloração de amarelo claro a cobre claro. De bem límpida a brilhante. Colarinho de baixo a moderado com coloração de branca a quase branca. Pode ter pouco colarinho devido à baixa carbonatação.

Sabor: Amargor de médio a alto. A maioria possui ésteres frutados em quantidade de moderadamente baixa a moderadamente alta. Sabor de lúpulo moderadamente baixo (tipicamente terroso, resinoso, e/ou floral). Sabor de malte de baixo a médio com uma finalização seca. Sabor de caramelo é comum, mas não obrigatório. Equilibrada normalmente para o lado do amargor, mas sem subjugar por completo os sabores de maltes, ésteres e lúpulos.

Sensação na Boca: Corpo de leve a médio-leve. Baixa carbonatação, embora exemplos engarrafados ou enlatados possam ter uma carbonatação moderada.

Impressão Geral: Densidade, álcool e carbonatação baixos fazem com que sejam cervejas fáceis de beber. Alguns exemplares podem ser mais equilibrados para o malte, mas sem subjugar a impressão geral de amargor. A drinkability é um componente crítico do estilo.

Segue a receita que elaborei no programa Beersmith.

EPA
Standard/Ordinary Bitter

Type: All Grain
Date: 08/01/2014
Batch Size: 25,00 L
Brewer: Lucas
Boil Size: 32,30 L
Asst Brewer:
Boil Time: 60 min
Equipment: Meu Equipamento
Taste Rating(out of 50): 35,0
Brewhouse Efficiency: 65,0
Taste Notes:

Ingredients
Amount
Item
Type
% or IBU
5,00 kg
WE Pale Ale (8,0 EBC)
Grain
100,0 %
20,00 gm
Galena [12,50%] (60 min)
Hops
27,2 IBU
20,00 gm
Perle [8,80%] (10 min)
Hops
6,9 IBU
1 Pkgs
Safale American (DCL/Fermentis #US-05)
Yeast-Ale

Beer Profile
Est Original Gravity: 1,040 SG
Measured Original Gravity: 1,053 SG
Est Final Gravity: 1,009 SG
Measured Final Gravity: 1,011 SG
Estimated Alcohol by Vol: 4,1 %
Actual Alcohol by Vol: 5,5 %
Bitterness: 34,1 IBU
Calories: 90 cal/l
Est Color: 10,9 EBC
Color:
Color

Mash Profile
Name
Description
Step Temp
Step Time
Rampa 1           Add 18 L de água                       62º C            60 m
Rampa 2           aquecimento                               65º C            22 m
Mash Out         aquecimento                               78º C            15 m
Recirculação
Água Secundária  Add 20 L de água                   78º C

Carbonation and Storage

7 g de açúcar por litro de cerveja fermentada

Notes
Adicionar 20g de lúpulo Galena faltando 60 minutos para fim da fervura;
Adicionar 20g de lúpulo Halertau Perle faltando 10 minutos fim fervura.

Equipamentos cervejeiros

Modo de fazer:

Primeira etapa é moer o malte para expor a parte interna do grão que contém os açúcares fermentáveis que formarão a cerveja, bem como para quebrar a casca do grão que servirá de filtro para a recirculação do mosto.





Minha ajudante cheia de pó de malte


Na brassagem fiz 2 paradas de temperatura (ou rampas de temperatura), deixando os grãos em infusão por 60m em 62º C e 22m em 65º C, no final teve 15m em 78º C para mash out. Tudo isso para extrair com máxima eficiência os açúcares do malte.



Após passei para a fase de recirculação do mosto e lavagem do bagaço para retirar todo o açúcar possível.



E por fim, a fervura durante 70 minutos, quando adicionei os lúpulos (Galena - faltando 60 minutos para fim da fervura, para amargor e o Halertau Perle - faltando 10 minutos, para aroma).


Depois foi só resfriar o mosto, adicionar o fermento e esperar 07 dias para que a fermentação terminasse. Após foi retirado o fermento que sedimentou no fundo do cone do fermentador e levada a cerveja para maturação na temperatura de 2º a 4º C durante 7 dias. Ao final foi adicionado priming ( 7g de açúcar por litro de cerveja) e engarrafada.

Nessa altura do campeonato minha ajudante já tinha desistido

Depois foi só aguardar a refermentação na garrafa e provar essa bela cerveja, que ficou com sabor levemente maltado e final lupulado com notas herbáceas, em resumo, ficou muito boa...





2 comentários:

  1. Quanto tempo depois de engarrafada fica boa para consumo.. pois com primming precisa esperar terminar a fermentação ne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ser uma cerveja de alta fermentação (ale) ela refermenta em temperaturas mais altas (17 a 21º C) assim dita refermentação na garrafa é rápida, entorno de 7 dias ela já está boa para consumo, mas para ela incorporar bem o CO2 no liquido deixe umas duas semanas refermentado que ficará show de bola.

      Excluir