Beba com responsabilidade e se beber não dirija.

terça-feira, 19 de maio de 2015

77.- LIEFMANS CUVÉE-BRUT

Cerveja: LIEFMANS CUVÉE-BRUT
Cervejaria: Brouwerij Liefmans
Estilo: Fruit Lambic
Teor Alcoólico: 6%
Local de origem: Bélgica.
Degustada: 24/04/2015

   
A apresentação da Liefmans Cuvée-Brut já dá a dica do tipo de cerveja que vamos nos deparar, uma cerveja diferente, peculiar. Garrafa rolhada envolta em papel vermelho estampando o seu rótulo.

A cerveja base utilizada na sua produção é a Liefmans Oud Bruin. O mosto é colocado em fermentadores abertos onde se adiciona levedura e deixa fermentar por 7 dias, nesse período algumas leveduras selvagens também se propagam no mosto, dando um sabor azedo (avinagrado) típico desta cerveja. Para amenizar tal azedume adiciona-se cerejas inteiras que permanece por 12 meses refermentando nessa cerveja. Após essa fase a cervejaria realiza um blend de cervejas mais antigas (Liefmans Oud Bruin e Goudenband) que dá o característico e complexo sabor a Liefmans Cuvée-Brut.

Assim esta cerveja Lambic se apresenta com sabor maltado e adocicado, com notas de cereja e o final salgado e levemente azedo (lembrando de longe o sabor de vinho tinto). No aroma não poderia ser diferente, notas de cereja levemente “vinoso”.

A coloração apresenta um vermelho puxando para um bordo, com leve perlage (pequenas bolhas que correm pela parede do copo). A espuma tem coloração rosa claro, duradoura. Cerveja com média para alta carbonatação.


Copo sugerido para apreciar esta cerveja: Flauta ou taça.

3 comentários:

  1. Parece boa!
    Nós experimentamos a Fruitesse, e adoramos!

    Parabéns pelo blog!
    Laís

    ResponderExcluir
  2. amei demmais essa sua pagina viu.. top! desistiu dela? tanto tempo se postar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi... que bom que gostado da página.... não desisti não, mas não tem sobrado muito tempo para postar.... em breve retorno.

      Excluir